terça-feira, 27 de outubro de 2009

cinema sueco

Mais quatro filmes. Uma combinação inédita em minhas mostras tem alterado minha interação com a programação: credencial especial + abstinência alcoólica. Os dois fatores me levam a achar mais interessante esperar qualquer coisa dentro de uma sala, seja lá qual for o filme. Assim sendo, encarei até

MAMONAS PRA SEMPRE (O DOC) (MAMONAS PRA SEMPRE (O DOC)), de Claudio Kahns (90'). Falado em português.
Tudo bem que para este a combinação de fatores precisou ser maior (ter chegado muito mais cedo à região, a falta de opções), mas fiquei surpreso por não ter saído antes do término.

Depois apostei em
PRECISO MESMO FAZER ISSO? (BUNU GERÇEKTEN YAPMALI MIYIM?), de Ismail Necmi (86'). Falado em alemão, turco.
e se mostrou uma péssima jogada de risco. O diretor turco estava presente e tenho um karma: quase que inevitavelmente, quando pego sessões com o diretor do filme presente vem uma bomba e fico constrangido de sair. No caso em pauta trata-se de algum acerto de contas pessoal (provavelmente familiar), de um diretor com pretensões de Lynch. Recomendo fugir.

A próxima sessão seria a, segundo o Zé, obra-prima "o apicultor"; porém resolvi aguardar verificando
UMA SOLUÇÃO RACIONAL (DET ENDA RATIONELLA), de Jörgen Bergmark (90'). Falado em sueco.
E este foi a grande surpresa positiva do dia. Não era possível sair e o Angelopoulos que me desculpe, valeu a pena. Recomendo e para hoje tem uma sessão às 17:50 no HSBC.

Outro filme sueco interessantíssimo é
O PRIMATA (APAN), de Jesper Ganslandt (81'). Falado em sueco. Legendas em inglês.
completamente diferente do anterior; digamos que possui uma filmagem mais aflitiva, mais à dogma;

Para hoje, minha programação está completamente aberta, depende de horário que conseguir me liberar e a partir daí faço minha programação.

Um comentário:

luís disse...

Obrigado pelo Preciso Mesmo Fazer Isso. Descobri que não. Verei outra coisa.