segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O melhor cinema da atualidade

Voltando ao tema, portanto. Neste período de reinado supremo de Lars, nem sempre elevo ao patamar de semideuses alguns merecedores de vaga no Olimpo (sem trocadilhos com o Cinema Olimpia e Caetano e Gil, que referências a estes já basta o subtítulo do blog). Se os Dardenne, dos quais tanto tratamos, parecem nomes óbvios ao posto, apesar de minhas restrições ou dificuldades, e a postulação de Gus Van Sant foi prudentemente retirada pelo companheiro que o indicou (o Luis admitiu o exagero em conversa pessoal, mas tem o direito de redimir-se também neste espaço), há que se considerar o nome de Michael Haneke. Há tempos tenho ficado impressionadíssimo com a obra do cara, a qual conheço pouco. Mas, lembrando de cabeça, "Violência Gratuita", "Caché", "Tempos de Lobo", "A Professora de Piano" e o atual "A Fita Branca", o colocam ente os gênios do cinema para mim. O incômodo e a angústia que provocam, sempre com forte conteúdo (o mal da humanidade, sociedade e do ser humano), também aberto a muitas interpretações e reflexões. Este último me lembrou muito, por alguns motivos, o "tempo de lobos" (aqui inverti os termos no plural, porque não me lembro o que é correto). Creio ser interessante uma tentativa de melhor entendimento, ou seja, uma retomada da filmografia tanto dos Dardenne como do Haneke, preferencialmente em ordem cronológica. Alguém tem algo a respeito - filme, informações sobre quais são e onde encontrá-los?

outra nota: Além do Haneke, encarei Aquiles e a Tartaruga. Bom filme, acima da média para a mostra, abaixo dela para Kitano (que foi capaz de ao menos uma obra prima - "Dolls")

4 comentários:

Ramiro disse...

1. Eu tendo a concordar com a lembrança do Haneke, conquanto abra mão de ver agora o seu último filme (pois acho impossível que ele não venha a entrar em cartaz)
2. Tenho um outro nome para o panteão: Cronenberg, que venho admirando muito há tempos (embora não conheça toda a obra dele e considere Duna uma merda)
3. Peguei uma puta bronca do Kitano. A última coisa que vi dele, Glória ao Cineasta!, é uma das coisas mais horrorosas, ou, se preferirem, mais infelizes, que já tive o desprazer de presenciar.

jorge elias jr. disse...

Duna não é do Lynch?
O Cronenberg parece ter coisas bem irregulares, mas é um cineasta interessante, que também mereceria a retrospectiva proposta.

jorge elias jr. disse...

PS: mereceria uma retrospectiva, mas não concordo com o seu ingresso no panteão de semideuses. Fica na fila, bem atrás do citado Lynch e talvez até mesmo do Van Sant.

Ramiro disse...

1) Falha nossa, sei lá por que associei o Cronenberg a Duna (ele nunca faria uma porcaria dessas).
2) As últimas coisas que vi do canadense justificam a minha lembrança do nome dele. Spider, Crash e Senhores do Crime, por exemplo, são fantásticos. Marcas da Violência entra na categoria obra-prima.
3) O David Lynch é um sujeito que anda conseguindo me encher bem o saco. Eis um nome que eu deixaria fora do páreo.