domingo, 7 de novembro de 2010

2010, fim da linha (com morte súbita)

A desagradabilíssima descoberta de que a tradicional repescagem da Mostra teria, neste ano, não mais sete dias, mas apenas um final de semana, foi uma das estranhezas desta edição (além de detonar o meu projeto de turbinar o ritmo da correria na reta final do evento).

Ouvi boatos de que esse encolhimento do tempo dedicado às sessões extras se deveu à falta de motivação do Cakoff para bancar a concorrência com outros eventos de porte em curso na cidade: Salão do Automóvel, Fórmula 1, Bienal e sei lá mais o quê. Se isso fizer algum sentido e tiver algo de verdade, soa como mais um indício de que o status da Mostra anda mesmo em baixa. De fato, a maratona já não parece ferver como noutros tempos nem tão remotos. Desta vez, até a Folha parece ter se empenhado pouco na promoção da bagaça. Tenho a impressão de que os atrasos das sessões foram mais frequentes e extensos, coisa que, claro, provoca danos consideráveis à programação dos cinéfilos - Mayra e eu mesmo inclusos num dos casos.

Foi, entretanto, outra a peculiaridade contextual que para mim estragou um pouco a festa deste ano. Falo do sumiço, relativo ou absoluto, e em bloco, de boa parte dos coleguinhas outrora assíduos. E Mostra sem troca de impressões e certezas, dicas e contradicas, felicidades e desapontamentos perde muito do seu sentido.

3 comentários:

luís disse...

Não fui nesse ano, mas foi um acidente de percurso. Ano que vem, se os deuses deixarem, volto com força total.

Renata disse...

Parece que eu não fui a única com uma Mostra meio atípica... Bem, diz a distribuição de Poisson que eventos raros tendem a se concentrar... Deve ter sido isso. Se a distribuição estiver certa, a próxima tem altíssima probabilidade de voltar ao normal.
Quanto à repescagem, acho que foi a pior da história. Só espero que a organização do próximo ano seja mais decente.

Ramiro disse...

Só conheço a Distribuição de Porção, e ela sempre deu problema, pelo menos na hora da conta.
Em todo caso, já que enfim se dignou a reaparecer por aqui, a senhora poderia ter seguido o meu bom e solitário exemplo e utilizado o espaço para registrar alguma coisa das suas peripécias deste ano.