sábado, 10 de novembro de 2007

poréns...

Tava pensando... Talvez eu tenha sido injusto na avaliação de alguns filmes.

Há filmes que se revelam bons logo de cara. São os clássicos incontestáveis, até que vire o tempo, a casaca ou provem o contrário. Outros, podem ser chatos, espinhosos, esquisitos, pretensiosos ou fracassados. Mas, sabe-se lá por quê, ficam na memória. Estes são filme bons para pensar.

Por exemplo, achei Pickpocket apenas uma transposição do neo-realismo italiano para a China. Ele não é um grande filme, não me faz sentir saudades dele. Verdade que gostei do personagem principal - impossível não ir com a cara do sujeito - mas o filme, não sei... Só que na cabeça, o filme é bom pra caramba. Ele possibilita amarrar várias idéias sobre como o desenvolvimento econômico chinês (mas não só - o de qualquer país capitalista) afeta a lógica das relações sociais e, conseqüentemente, a vida cotidiana das pessoas. Acumulação primitiva é a palavra-chave. Filme bom para pensar.

Outro filme assim é o Import Export. Vi vários elementos interessantes nesse filme. Podem estranhar a colocação, mas acho que o diretor tem um olhar humanista, que sustenta durante todo o filme. Pero, o conjunto não faz um filme. Mas é bom para pensar.

Nenhum comentário: